
21 / jan
Rinoplastia masculina: homens também podem fazer a cirurgia?
Devido a suas proporções e formas, o nariz é uma das partes do corpo mais discutidas quando se trata de cirurgia plástica. É comum encontrarmos mulheres realizando cirurgias plásticas no nariz, mas com um público masculino cada vez mais presente no âmbito da estética, uma das cirurgias mais procuradas é a rinoplastia masculina.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informam que a rinoplastia e a ginecomastia são as cirurgias plásticas mais procuradas entre homens de 20 a 30 anos.
Por isso, se você se enquadra nesse perfil e também se incomoda com o formato de seu nariz, é melhor conhecer um pouco mais a rinoplastia antes de se submeter ao procedimento.
Como é o procedimento de rinoplastia?
Feitas para aumentar, diminuir, dar projeção à ponta, afinar ou diminuir o osso do nariz, a rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras: aberta ou fechada.
O método aberto geralmente é feito em casos mais complicados, como a reconstrução da ponta do nariz, por exemplo. Esse método dá ao cirurgião mais precisão, visualizando melhor as mudanças a serem realizadas.
Já a rinoplastia fechada é um procedimento menos invasivo, em que são feitas incisões dentro do nariz, eliminando cicatrizes visíveis.
Quais são as diferenças entre rinoplastia masculina e feminina?
A diferença entre rinoplastia em homens e mulheres se dá pelas características físicas de cada sexo.
Por exemplo, os homens tendem a ter um nariz maior e mais largo que o nariz das mulheres, a pele do nariz masculino geralmente é mais grossa que a pele feminina e a ponta do nariz feminino tem uma angulação um pouco maior que o nariz masculino.
Além disso, ainda existem diferenças entre narizes de homens e mulheres de acordo com cada etnia, o que também influencia no momento da cirurgia.
Desse modo, não existem diferenças entre abordagens em rinoplastia masculina e feminina. O que vai definir cada cirurgia são as necessidades de cada paciente, considerando a harmoniza facial de cada um e o objetivo final.
Como escolher o melhor cirurgião?
O número de pessoas insatisfeitas com os resultados de suas cirurgias plásticas é grande. Por isso, antes de escolher um cirurgião plástico, tenha certeza de que ele é capacitado para realizar tal procedimento.
Algumas dicas válidas para escolher o melhor cirurgião plástico são:
- Desconfie de redes sociais;
- Confira se o cirurgião é cadastrado na SBCP;
- Conheça o seu médico;
- Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento;
- Analise a estrutura da clínica onde o procedimento será realizado.
É muito importante tomar cuidado no momento de escolher um cirurgião plástico e se submeter a um procedimento cirúrgico. Muitos casos de insatisfação e problemas graves podem ser evitados seguindo essas dicas básicas.
Quanto à rinoplastia masculina, podemos concluir que não há diferenças da feminina quanto ao procedimento, o que difere é a fisionomia de homens e mulheres.
Se você pretende fazer a rinoplastia, é interessante se planejar. Por isso, confira, nesse outro post, como planejar sua cirurgia plástica.